Laboratório de Geotecnia

Localização: FAENG/UFMS
Coordenadores: Prof. MSc. Olavo de Oliveira Lima e Prof. Dr. Daniel Anijar de Matos
Técnico de Laboratório: Manoel Benedito Carvalho
Auxiliar de Laboratório: Emídio Carlos da Silva
Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

Histórico

O Laboratório de Geotecnia (antigo Laboratório de Mecânica dos Solos) foi criado no início de 1974 só para o Curso de Engenharia Civil, com poucos equipamentos para ensaios e espaço físico bastante reduzido. Na década de 1980 foi construído um prédio para abrigar os Laboratórios de Geotcnia e Transportes com área de 170,00 m².
Com a criação de novos cursos como de: Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo e com a chegada de novos equipamentos, houve a necessidade de fazer uma reforma com ampliação do laboratório em julho de 2005, totalizando uma área interna de 238,00 m² mais uma área externa de 27,00m² para ensaios de compactação.
Atualmente está equipado com equipamentos para solos e estradas.
O Laboratório de Geotecnia hoje atende os Cursos de: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura, Ge0logia para Geografia e Geologia para Biologia e também em cada semestre atende o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul IFMS – Campo Grande.

Ensaios realizados

Para os Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental no momento os ensaios realizados não Especiais são:
Retirada de amostras;
Identificação Visual e Táctil do solo;
Determinação de Índice Físicos;
Limites de Consistência;
Análise Granulométrica;
Compactação do Solo.

OBS: Em breve serão realizados os seguintes ensaios de Rotina e Especiais:
Ensaio de Permeabilidade;
Ensaio de Adensamento;
Ensaio de Cisalhamento Direto;
Ensaio de Compressão Triaxial;
Ensaio de Compressão Simples.

Para 0 Curso de Arquitetura devido à carga horária reduzida, os Ensaios ministrados são:
Retirada de amostras;
Identificação Visual e Táctil do solo;
Determinação de Índice Físicos.
Nas disciplinas de Geologia citadas acima os Ensaios realizados são:
Determinação de Peso Específico para Minerais;
Identificação de Minerais e de Rochas.

No curso de Mecânica dos Solos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul IFMS-Campo Grande, os ensaios não especiais sãos os mesmos citados acima para a Engenharia Civil sendo ministrado pelo Professor do Instituto de maneira reduzida devido o pouco tempo.
Também no LABSE acompanha-se os Mestrandos de Engenharia Civil e de Engenharia Ambiental em Ensaios.